Questões sobre Anelídeos

1 – Os anelídeos são divididos em 3 grupos.

a) Cite o nome desses e dê exemplos de seus representantes.

Poliquetos, em sua maioria marinhos, e citelados (terrestres e de água doce) que são divididos em duas subclasses, a dos oligoquetos (minhocas) e a dos hirundíneos (sanguessugas).

b) Associe a cada grupo ao menos uma característica, visível externamente, que permita diferenciá-los dos demais.

Os poliquetos apresentam cerdas nos apêndices laterais e, também, cabeça diferenciada. Os oligoquetos possuem parede corporal revestida por cutícula, podem produzir muco e apresentam citelo permanente. Os hirundíneos apresentam corpo achatado e duas ventosas nas extremidades do corpo.

2 – Descreva o modo de locomoção observado em um representante de cada grupo.

As minhocas (oligoquetos) rastejam, a força muscular age em cada segmento corporal individualmente causando ondas de contração. Um poliqueto rasteja ou nada livremente com o auxílio dos apêndices laterais.

3 – Nos anelídeos, podem ser observadas várias maneiras de realizar trocas gasosas.

a) Quais são as estruturas envolvidas nas trocas gasosas?

Em todos os anelídeos,  a respiração pode ocorrer pela superfícies corporal, mas algumas espécies de hurindíneos e de poliquetos apresentam brânquias.

b) Associe o modo de respiração ao habitat desses animais.

Os oliquetos, terrestres e de água doce, em geral respiram por difusão através da parede corpórea. Já poliquetos possuem respiração cutânea ou branquial, assim como os hirundíneos.

4 – A segmentação é uma característica marcante nos anelídeos. Como a segmentação corporal se manifesta interna e externamente?

A segmentação interna é notada na cavidade celomática, subdividida em compartimentos por septos. Externamente pode se observar a divisão do corpo em segmentos ou anéis, separados por sulcos circulares.

Deixe um comentário