Questões sobre Moluscos

1 – É correto dizer que todos os moluscos têm conchas? Explique.

Não, pois o polvo e a lesma não possuem. Os moluscos têm uma composição frágil, são animais de corpo mole, mas a maioria deles tem uma concha cuja sua função é proteger o corpo.

2 – O corpo dos moluscos é parcialmente encoberto por uma estrutura chamada manto. O que é e qual sua importância?

Manto é uma epiderme dorsal que recobre a massa visceral, e em quase todos os moluscos o manto secreta uma secreção calcária que forma a concha calcária que o protege de predadores e choques mecânicos. Ele é importante, pois dentro do manto reside a maioria dos seus órgãos, se o manto for quebrado ocasiona a morte do molusco

3 – Os moluscos vivem em habitats variados, portanto apresentam também variados modos de locomoção. Quais são esses modos de locomoção e a quais estruturas corporais estão associadas?

Nas espécies terrestres os moluscos utilizam seu pé através de contrações musculares fazem a locomoção. Alguns bivalves podem se locomover por propulsão, através da abertura e do fechamento das valvas da concha. Os moluscos utilizam seus tentáculos e os cefalópodes por meio de propulsão a jato, que é a saída do fluxo de água em movimentos rápidos.

4 – Muitos moluscos têm uma estrutura chamada rádula. O que é e qual sua função?

A rádula é uma estrutura que se localiza na faringe de alguns moluscos,como caracóis e lulas, para ralar os alimentos. Ela é como uma língua que possui pequenos dentes de quitina em sua superfície. Se situa na base da boca dos moluscos (exceto no caso dos bivalves).

5 – Em muitos gastrópodes existe uma estrutura chamada opérculo. Explique o que é e qual sua função.

Estrutura responsável pela proteção das brânquias. Enrijecida, é localizada na face dorsal do pé dos gastrópodes.

6 – Qual a função da bolsa de tinta, glândula anexa ao intestino de muitos cefalópodes?

Para o momento de fuga, poder expelir essa substância deixando o ambiente  turvo vindo a confundir os predadores.

7 – Explique o papel do sifúnculo na natação do animal.

O sifúnculo é utilizado para adicionar ou remover gases das câmaras posteriores da concha, quando cheia de gases, as conchas atuam como flutuadores, facilitando o deslocamento vertical do náutilo.

8 – Algumas espécies de moluscos bivalves são conhecidas pela capacidade de produzir pérolas. Explique esse processo no interior de uma ostra.

É um mecanismo de defesa do animal, quando ocorre a penetração de corpos estranhos, como grãos de areia, parasitas, pedaços de coral ou rocha, entre a concha e o manto. Quando esse corpo estranho está no interior da ostra, o manto do animal envolve essa partícula em uma camada de células epidérmicas, que produzem sobre ela várias camadas de nácar, originando a pérola.

Deixe um comentário